Conheça os benefícios das fraldas reutilizáveis

Foco principal deste modelo é reduzir os impactos na natureza


Anualmente, 8 bilhões de fraldas descartáveis são compradas no país, de acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). O número é equivalente a 15 mil fraldas por minuto e 305 mil toneladas de lixo por ano. Para interromper esse consumo desenfreado e a produção de lixo consequente dele, um hábito antigo foi retomado: a reutilização das fraldas, que se modernizaram e agora são compostas por um tecido natural revestido com uma trama impermeável laminada, para evitar vazamentos e permitir a lavagem.

O maior problema da versão descartável é a grande quantidade de plástico que as compõem. Por causa desse material, cada uma delas leva 500 anos para se decompor na natureza. Esse longo tempo de vida chama ainda mais atenção quando percebe-se que a primeira fralda comercializada, lançada pela P&G em 1960, ainda está na Terra e estará até 2460.

A Agência Ambiental do Reino Unido definiu que uma criança usa diariamente, em média, 4,16 fraldas descartáveis - mais de 3.800 fraldas até 3 anos de idade, o que soma 2% de todo o volume de lixo em aterros sanitários -, montante esse que permanecerá no planeta pelas próximas gerações.

Por esse motivo que o incentivo ao uso de fraldas reutilizáveis é cada vez maior e o produto vem se tornando tão popular. O reuso dos panos não é mais como no passado. Os modelos evoluíram e, atualmente, a tecnologia contribui para que o conforto e a saúde do bebê, assim como a praticidade para as mães, sejam priorizados.

 

Outras vantagens da fralda reutilizável

Conforto

As peças são ajustáveis, com feixes parecidos com o presente nas descartáveis, porém feitos de velcro ou botões, que permitem que o tecido permaneça no lugar sem apertar o bebê. Elas também costumam ser mais macias do que a versão descartável, já que o pano que fica em contato com a pele é geralmente feito de polpa de bambu. O toque mais agradável à pele permite que a criança se movimente sem desconfortos.

 Evita assaduras e irritações

Por conta da tecnologia com a qual a malha de bambu das fraldas é desenvolvida, a absorção é completa e o mau cheiro é reduzido, pois o tecido contém agentes antibacterianos. Essas duas características diminuem ainda mais os riscos de agressão à pele e formação de assaduras. São também hipoalergênicas, já que, diferentemente das descartáveis, não possuem componentes químicos artificiais que possam causar alergias a peles mais sensíveis.

Praticidade

Limpar as fraldas também é uma tarefa fácil. A urina e as fezes que se acumulam podem ser jogadas no vaso sanitário e o tecido, encaminhado para a lavagem, que pode ser feita diretamente na máquina de lavar, sem necessidade de ferver ou esterilizar de qualquer outra forma. Outra vantagem ligada à praticidade é que, apesar de haver o trabalho da lavagem, as trocas são menos frequentes, já que o modelo reutilizável absorve mais que o convencional.


Também possuem o atrativo de serem coloridas e com estampas diversificadas, servindo também como roupa para bebê, podendo ser combinada com camisetas, sapatos e sandália infantil.