Corpo de Bombeiros encerra com sucesso operação de combate ao fogo em Campos do Jordão

Após dois dias de trabalho intenso, as equipes conseguiram extinguir as chamas


O Corpo de Bombeiros encerrou, nesta quarta-feira (22), a Operação de Combate à Fogo em Cobertura Vegetal em Campos do Jordão. O incêndio de grandes proporções havia começado ainda na tarde de segunda-feira (20), na região do Alto de Umuarama (saiba mais AQUI).

 

A Operação Interagências foi composta pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, Comando de Aviação da Polícia Militar, Fundação Florestal do Estado de SP e Defesa Civil local. O Posto de Comando da Operação foi instalado na Colônia de Férias do Mackenzie, no Alto de Umuarama. 

As ações de combate se mantiveram ininterruptas, inclusive no período noturno (saiba mais AQUI), para evitar a progressão das chamas. Foi necessário conjugar ações de combate a pé, realizada pelo efetivo da Operação, com o combate aéreo realizado pelas aeronaves. Apenas na tarde de hoje (22), foi alcançar o objetivo de extinguir as chamas, preservar o meio ambiente e o patrimônio e, por fim, devolver a região à condição de normalidade.

No total, a Operação empregou mais de 100 pessoas no combate terrestre e as aeronaves fizeram 105 vôos de lançamento, totalizando um volume de 50.000 litros de água. A área total atingida foi de aproximadamente 19,7 hectares (equivalentes a 50 campos de futebol) além de confirmar que toda a região está em segurança.

Neste momento, as equipes de bombeiros iniciaram a fase de monitoramento, que será desenvolvida por profissionais de Campos do Jordão. Esta fase continua durante as próximas 48 horas para atuar em casos de reignição de focos de fogo.