Defesa Civil de Taubaté registra redução de 44% nas queimadas em junho

Apesar dessa melhora em junho, o balanço do primeiro semestre de 2024 apresenta um cenário de atenção


A Defesa Civil de Taubaté registrou redução de 44% no número de queimadas no mês de junho, em comparação ao mês de maio. De acordo com os dados, houve uma queda de 99 para 55 ocorrências, sendo um resultado positivo e especialmente importante após a alta de 200% de maio em relação a abril.

Essa redução é vista como um reflexo da crescente conscientização da população sobre os riscos associados às queimadas e dos esforços em fiscalização e conscientização promovidas pela Defesa Civil, como ações de orientação constante à população, realizadas na praça Dom Epaminondas aos sábados.

Apesar dessa melhora em junho, o balanço do primeiro semestre de 2024 apresenta um cenário de atenção. De janeiro a junho, Taubaté registrou 250 ocorrências de queimadas, um aumento de 267,65% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 68 casos.

O número acentuado destaca a diferença deste ano e a necessidade de reforçar a importância da colaboração da comunidade na prevenção de incêndios. Medidas simples, como evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos, descartar corretamente materiais inflamáveis e não jogar bitucas de cigarro em áreas com vegetação, podem fazer uma grande diferença.

Além disso, a população é incentivada a reportar imediatamente qualquer ocorrência de queimada ou emergência que pode ser realizada 24h pelo 199 da Defesa Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros.