Ainda hoje (3), duas equipes do Grupamento Tático Ambiental apreenderam 25 animais, nove ovos de cobra e uma lacraia, no bairro do Borba, em Pindamonhangaba.
Entre esses animais, apenas três aves, duas jibóias e uma suacuboia são nativas brasileiras. Todos os outros 19 animais eram de espécies estrangeiras. Além disso, os ovos encontrados eram de cobra-do-milho ou cobra-do-milharal, que é uma espécie norte-americana da região sudeste dos Estados Unidos.
Segundo as informações da Polícia Militar Ambiental, a ação aconteceu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pelo ministério público. No local, o proprietário confessou possuir alguns animais como cobras, aranhas, bicho-pau (australiano) e outros.
O responsável foi conduzido juntamente com os animais para o distrito policial, onde foi ouvido e responderá pelo crime em liberdade. Pela PM Ambiental, ele foi autuado em R$12,4 mil.
Os animais foram apreendidos. Os nativos serão destinados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) IBAMA e os exóticos para o Projeto Selva Viva.