Os alunos dos níveis 4 e 5 da educação infantil da escola EMEF Professor Jeronymo de Souza Filho estão participando de uma série de oficinas práticas de Gestão Ambiental, pedagógicas e inclusivas no Centro de Educação Ambiental (CEA). O objetivo principal é levar de forma lúdica e pedagógica informações importantes sobre desenvolvimento sustentável, consumo e produção responsável.
O CEA oferece aos alunos e visitantes a oportunidade de conhecer melhor o meio ambiente. No espaço é possível encontrar uma Cúpula Geodésica, Bonsais, Pau Brasil, comedouros ecológicos para fauna terrestre e avifauna, hidroponia, cultivo de morango, captação de água pluvial; e hortas diversas, galinheiro modelo (com telhado verde), coletores para recicláveis, composteira, minhocário, orquidário em árvore (com cerca de 100 epífitas), estação meteorológica, relógio solar, jardim herbário, pasto apícola, meliponário, entomologia (estudo de insetos), astronomia (com utilização de telescópio profissional), microbiologia (com utilização de microscópios eletrônicos), reaproveitamento de materiais (pneus, galões, vasilhames), viveirismo com produção de mudas nativas, painel fotovoltaico com sistema de energia solar para uso no próprio local, laboratório de pesquisa, práticas e visualização, kits educacionais, telescópio de observação, aquário, sala auditório e oficinas pedagógicas de ações ecológicas, além de contar com acessibilidade para PCDs.
A programação do CEA também é aberta a população para alunos da rede municipal de ensino, alunos da rede privada, participantes de projetos sociais, pesquisadores e membros da sociedade que tenham interesse em vivenciar aulas e palestras pedagógicas de educação ambiental.
O espaço do CEA fica aberto de segunda a sexta, das 08h00 às 16h00. O endereço é na rua Antônio Santos Salgado, 211 - Bairro dos Guedes. Para mais informações e para agendar visitas de grupos ligue: (12) 996467914.