FecomercioSP prepara comerciante para aderir ao sistema Logística Reversa

A Logística Reversa trata de ações que buscam reduzir os lixões e fazer com que a sociedade aprenda solucionar a problemática do lixo


BolsasBolsas

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do Conselho de Sustentabilidade, lançou nesta terça-feira (6/6) seu novo portal sobre Logística Reversa, destinado a consumidores, comerciantes e sindicatos. O portal traz informações detalhadas para que o comércio possa participar dos termos de compromisso de sistemas de Logística Reversa no Estado de São Paulo.

Logística Reversa é um termo cada vez mais usual. Pelos termos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é o "conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei.

Dessa forma, todos passam a ter o papel de “órgão regulador”. A Logística Reversa trata de ações que buscam reduzir os lixões e fazer com que a sociedade aprenda solucionar a problemática do lixo, reciclando o máximo. Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMASP), Antônio Velloso, existe otimismo para a melhoria do tratamento do lixo no Estado, pois tanto a comunidade geral como os prefeitos se interessam pela causa. 

"A Logística Reversa é fundamental para acabarmos com os lixões e aumentar a vida útil dos aterros, porque diminui o volume do lixo e impede que o que ainda pode ser utilizado ou reciclado não seja descartado", afirmou. Para Velloso, cada setor deve aderir à Logística Reversa e solucionar a problemática do lixo, que é oneroso para o curto orçamento dos municípios e prejudicial para o meio ambiente.

Além do compromisso com a sustentabilidade, a Logística Reversa pode abrir caminho para o empreendedorismo, pois existem oportunidades de negócios, desde recolhimento dos resíduos, transporte, manuseio e revenda desses produtos.

A plataforma pode ser acessada pelo link: www.fecomercio.com.br/projeto-especial/logistica-reversa/.


Fonte: FecomercioSP