Fibria premia ideias inovadoras de empregados no Vale do Paraíba

Profissionais identificaram oportunidades de melhorias nas operações, a partir de ideias simples e de fácil aplicação


A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, incentiva a inovação entre seus empregados. Com esse objetivo, desde 2009, o Programa i9 estimula a criação de projetos inovadores por parte dos profissionais, além de reconhecer e premiar funcionários capazes de colaborar com melhorias nos processos da empresa.

Na região do Vale do Paraíba, ao longo dos anos, diversas ações foram desenvolvidas e colocadas em prática. "O foco do i9 é criar e sustentar uma cultura de inovação associada à geração de valor ao negócio, tornando o ambiente de trabalho mais instigante e empreendedor", diz Leandro Andreatta Barros, coordenador do Sistema de Gestão da Fibria.

Todos os profissionais da Fibria são motivados a inscrever suas ideias, para avaliações e análises técnicas e possível implementação. Elton de Faria Souza, mecânico de manutenção, fez exatamente isso. Com a adesão ao programa, ele ajudou a empresa a economizar e a evitar a deterioração dos faróis usados nas máquinas de colheita florestal e no transporte de madeira.

Depois de um tempo de observação, Elton Souza teve a permissão para abrir os faróis e examinar as estruturas internas do equipamento. Foi quando ele verificou o problema: os resistores, soldados à placa do farol, estavam com micro trincas, ou seja, a solda do material estava danificada. Depois de fazer pequenos testes nos oitos resistores, os componentes foram ressoldados e os faróis voltaram a funcionar. Uma ação que pode parecer simples, mas que gerou economia para a empresa e a reutilização de materiais que, antes, iriam para o descarte.