Incêndio atinge Parque AmantiKyr, em Campos do Jordão

Mais de 60 pessoas estão empenhadas nas ações de combate ao fogo


O Parque Amantikyr, em Campos do Jordão, teve grande parte de sua vegetação atingida pelo fogo durante a segunda-feira (23). Ainda nesta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros trabalha para conter os focos de incêndio.

 

A área atingida se estende por grande parte do parque nas proximidades da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, após o viaduto Gavião Gonzaga. De início, o comandante da operação, Cap PM REIS, dividiu as ações de combate em três frentes, de forma a proteger as diversas edificações existentes no local. 

Devido às condições geográficas, especialmente o acentuado aclive existente no local, foi necessário conjugar o combate terrestre realizado pelo Corpo de Bombeiros, com o aéreo realizado pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar. Já na segunda-feira, a ação contou com 20 bombeiros militares em sete viaturas, seis policiais militares divididos em um helicoptero Águia e uma viatura, sete agentes da Defesa Civil Municipal e 15 voluntários em três viaturas. Além disso, a ação também contou com o apoio de três tratores da Prefeitura Municipal e 20 funcionários do parque.

A operação não foi interrompida no período noturno, entretanto a estratégia foi adaptada para garantir a segurança dos profissionais que permaneceram no local. No dia de hoje (24), a Operação Amantikir conta com 65 homens, sendo 32 Bombeiros Militares, seis policiais militares do Grupamento Aéreo, sete agentes da Defesa Civil Municipal e 20 voluntários. Neste momento, 11 viaturas do Corpo de Bombeiros, uma aeronave Águia e três tratores estão empenhados nas ações para preservar o Parque Amantikyr.

A operação está sendo comandanda pelo Major PM Fabrício, no Posto de Comando que está estabelecido na Portaria principal do parque. A área atingida estimada é, até o momento da publicação desta matéria, de 260.000 m2, o que equivale à 36 campos de futebol.