Lobo-guará resgatado em Guaratinguetá é devolvido à natureza nesta quinta-feira

O animal que está ameaçado de extinção havia sido resgatado na última sexta-feira


O animal, que foi encontrado no quintal de uma propriedade e estava bastante debilitado, recebeu os cuidados em uma clínica veterinária e foi solto na tarde desta quinta-feira (25). Resgatado em Guaratinguetá (SP) na última sexta-feira (19), o jovem macho da espécie foi encontrado no quintal de uma propriedade no bairro Mato Seco.

De acordo com o morador do local, assim que entrou no quintal de sua casa percebeu a presença do animal e acionou o resgate. A equipe de bombeiros que atendeu o chamado constatou que se tratava de um lobo-guará. Por apresentar ferimentos e comportamento agitado, o animal foi encaminhado para uma clínica veterinária na cidade.

No sábado (20), médicos que atenderam o caso, informaram que a soltura seria realizada assim que o animal se recuperasse dos ferimentos em uma das orelhas. Na tarde desta quinta-feira (25), PM Ambiental e equipe que cuidou do tratamento realizou a soltura do animal em uma área de proteção na região.

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul. Um animal adulto chega a medir 1,30 metros de corpo, além de 40 cm de cauda, podendo atingir 1 metro de altura e mais de 20 kg. Apesar do porte e da aparência, são animais inofensivos ao homem, possuem comportamento dócil e raramente brigam entre si.