Na manhã desta segunda-feira, 22, os agentes de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Taubaté flagraram um caminhão caçamba despejando cerca de 15 toneladas de restos de construção em uma área verde no bairro São Gonçalo. Com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) o motorista foi autuado e conduzido à Delegacia de Polícia por crime ambiental.
A ocorrência aconteceu na rua Dois, por onde os fiscais de posturas passavam quando visualizaram a ação de descarte sendo realizada pelo caminhão. O motorista, de 39 anos, foi autuado pelo descarte incorreto, em 10 UFMTs (Unidades Fiscais do Município de Taubaté), equivalente a R$ 2.575,80.
O descarte de resíduos de construção em terrenos e áreas verdes é considerado crime ambiental. Desta forma, a GCM foi acionada para prestar apoio na ocorrência pelos fiscais de posturas, garantindo a segurança durante a abordagem e conduzindo o motorista à Delegacia.
RETIRADA DOS RESÍDUOS
A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal do município também foi acionada e deverá realizar a notificação da empresa responsável pelo serviço para que proceda à limpeza do local, retirando todos os resíduos ilegalmente descartados.