Novelis promove painel sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos no Fórum Virada Sustentável 2020

Debate acontece em meio ao período de consulta pública sobre o assunto, que definirá o futuro da gestão do lixo no Brasil


A Novelis é patrocinadora pela quinta vez consecutiva da Virada Sustentável SP, e promove, na próxima segunda-feira (21), a partir das 16h, painel virtual sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que completa 10 anos e está sob consulta pública até o final do mês.

Com mediação do jornalista e consultor de Sustentabilidade, Emanuel Alencar, o debate traz Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul; Patrícia Iglecias, diretora-presidente da Cetesb; e José Valverde, coordenador executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Na ocasião, eles abordarão as novidades e diretrizes trazidas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos, lançado após 10 anos da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e que está, até o dia 30 de setembro, em consulta pública para regulamentação em todo o País. Para se inscrever gratuitamente para assistir à conversa, basta clicar aqui.

"A gestão dos resíduos sólidos e a reciclagem são pontos fundamentais e estratégicos do negócio da Novelis. Portanto, participar de um debate sobre um tema tão urgente para a promoção de um futuro mais sustentável para todos é uma grande alegria, como tem sido nesses últimos cinco anos de parceria com a Virada Sustentável", comenta Eunice Lima.

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos busca soluções para uma gestão mais eficiente dos resíduos sólidos no Brasil para os próximos 20 anos, com revisão a cada 4 anos, e possui atenção especial à eliminação dos mais de três mil lixões ainda existentes no País.

O evento

A 10ª edição da Virada Sustentável SP acontece de forma inédita em um formato híbrido, em que uma intensa programação gratuita acontece por cinco semanas, entre os dias 16 de setembro e 18 de outubro, tanto no espaço físico como no virtual. As intervenções abrangem as cinco regiões da cidade, e se estende para o digital.

O evento objetiva provocar reflexões sobre a sustentabilidade e o papel da coletividade num momento tão emblemático para a humanidade. Para conhecer a programação completa, acesse aqui.

Uma ação da Liga da Reciclagem

O apoio à Virada Sustentável é uma ação da Liga da Reciclagem, iniciativa lançada pela Novelis no início deste ano, que tem como objetivo ampliar a conscientização da sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente e da redução do consumo de recursos naturais.

O movimento, que está alinhado com a visão sustentável da empresa, aborda a reciclagem do alumínio sobre a ótica dos três pilares da sustentabilidade: econômico, ao impulsionar e disseminar a economia circular; ambiental, ao promover os benefícios de redução de consumo de recursos naturais e energia causados pela reciclagem e social, por meio da conscientização sobre a importância dessa atividade para geração de renda e do empreendedorismo.