Ainda na noite da última segunda-feira (29), ocorreu no município um tremor de terra de magnitude 2.4 graus de magnitude na Escala Richter na cidade de Paraibuna. A ocorrência foi confirmada pelo Centro Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB).
Em nota, a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, em conjunto a Defesa Civil, esclareceu que o tremor é considerado de baixa magnitude e que o evento não causou danos materiais ou humanos.
De acordo com a Defesa Civil, tremores no município já foram sentidos em outros momentos e estão relacionados a uma falha geológica (Taxaquara) que passa pela região, podendo ter influência com o nível do Reservatório da Usina de Paraibuna - CESP (Companhia Energética de São Paulo).
A nota oficial também explicou que a administração local da Usina relatou que "a leitura dos instrumentos de monitoramento da barragem confirmou a sua segurança e tudo segue em perfeita normalidade". O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) monitora esses eventos há mais de 40 anos e estão coletando informações do Sismógrafo local para avaliação mais detalhada do evento, devendo emitir relatório já nos próximos dias.