Pinda Pró Clima: Ação estratégica contra crises climáticas avança na cidade

Com o plano, Pinda se destaca como líder em políticas ambientais no Vale do Paraíba.


Pindamonhangaba avançou significativamente em direção à sustentabilidade climática ao divulgar o inventário de emissões de gases de efeito estufa.


Na última terça-feira (4), a Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, promoveu uma iniciativa que reforçou o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável.

O evento teve como principais metas, a divulgação dos resultados do inventário de emissões de gases de efeito estufa, a coleta de informações dos participantes para aprimorar os dados da Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas (ARVC) e a disseminação do conhecimento sobre adaptação urbana, situações de emergência relacionadas ao clima e riscos climáticos.

Os governos locais enfrentam desafios diários com a perda de biodiversidade. Devido a esse impasse, Pindamonhangaba, junto do ICLEI, está implementando a Conformidade Climática.

O processo envolve uma série de avaliações que culminam na criação do Plano de Ação Climática Local (PLAC),
também conhecido como Plano Pinda Pró Clima.

A ação anda junto com o governo e fornece insumos necessários para que a cidade possa elaborar e implementar ações com o objetivo de combater e prevenir a crise climática.

"O Programa Pinda Pró Clima inclui a elaboração de um plano de ação climática, demonstrando o compromisso da administração municipal com práticas sustentáveis e adaptação às mudanças ambientais", disse Maria Eduarda San Martin, secretária do Meio Ambiente.

Um dos elementos fundamentais do programa consiste no Mapeamento Participativo do Diagnóstico de Serviços Ecossistêmicos. Esse mapeamento avalia os benefícios proporcionados pela natureza e identifica as ameaças presentes no território.

Com isso, Pindamonhangaba se destaca como líder em políticas ambientais no Vale do Paraíba.