Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Polícia Militar Ambiental realizará diversas atividades de conscientização e preservação durante a semana de 2 a 5 de junho de 2022, com o objetivo de desenvolver ações de policiamento ambiental, mediante planejamento próprio, voltadas a combater infrações ambientais e promover ações ligadas a restauração ecológica.
"Uma Só Terra" foi o lema da Conferência de Estocolmo de 1972, e 50 anos depois, ainda é de grande importância - o Planeta Terra é único e proteger seus recursos naturais e garantir o meio ambiente sustentável para as presentes e futuras gerações está na missão primordial da Polícia Militar Ambiental, solidária a toda a humanidade. Dentre as ações da Polícia Militar Ambiental, se destaca a "Operação Semana do Meio Ambiente", que será desenvolvida de 2 a 5 de junho, com o emprego de seus cinco Batalhões operacionais, em todo o Estado de São Paulo.
Durante a operação, os policiais militares ambientais também intensificarão as ações do policiamento ambiental voltadas à proteção dos recursos naturais (prevenção às queimadas, pesca predatória, desmatamento, caça e tráfico de animais silvestres, tráfico de drogas, porte ilegal de arma) e também farão vistoria nos Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), em áreas com relevância ambiental, principalmente de mananciais, já autuadas pelo policiamento ambiental, onde os responsáveis se prontificaram administrativamente a recuperar o dano causado ao meio ambiente. Sendo uma das formas da Polícia Militar Ambiental colaborar com a preservação dos recursos hídricos.
Entre as ações, estão previstas palestras na rede estadual de ensino, com atividades de plantio de mudas e restauração ecológica de áreas especialmente protegidas em todo o Estado de São Paulo. No sábado (4), será realizada uma transmissão na página oficial da Polícia Militar Ambiental no Facebook com o tema "Combate e Prevenção de Incêndios Florestais: Ações de enfrentamento ao aquecimento global antropogênico".