Ponto Rural é inaugurado nesta quarta-feira no Ribeirão Grande em Pindamonhangaba

A primeira unidade do Ponto Rural vai funcionar no Centro Comunitário do Ribeirão Grande


 Ponto Rural vai funcionar no Centro Comunitário do Ribeirão Grande Ponto Rural vai funcionar no Centro Comunitário do Ribeirão Grande (Foto : AgoraVale)

Nesta quarta-feira (29) às 10h, a Prefeitura de Pindamonhangaba inaugura a primeira unidade do Ponto Rural, que será implantada no Ribeirão Grande (Estrada Jesus Antônio de Miranda 17.000). 

No local, o produtor vai receber orientações e serviços para o desenvolvimento rural e certificação de sua propriedade junto ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), além atuar como um "braço" da Prefeitura mais próximo aos proprietários rurais. De início, os atendimentos vão ocorrer todas as terças-feiras no período das 8 às 12 horas.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, explica que o local "Possibilita prestar atendimento de serviços de outras secretarias, como Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Educação, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico - criando um ambiente para concentrar diversos serviços, oferecendo facilidades ao produtor".

Secretaria de Desenvolvimento Econômico:

Será responsável por divulgar as capacitações em parceria com o SEBRAE; orientar abertura de MEI, emitir Certificado do MEI, cartão CNPJ, baixa de MEI, emitir guias DAS, Declaração Anual do Simples Nacional; e orientar sobre os serviços do Banco do Povo.

Secretaria de Meio Ambiente:

Fará orientação de licenciamento e regularização ambiental; divulgação de programas ambientais municipais previstos: PSA, Feira do Produtor, ações de incentivo turístico rural através do Parque do Trabijú; projeto de incentivo ao aumento da arborização da região do Ribeirão Grande, com participação do Programa Municipal de Doação de Mudas do Viveiro Municipal; divulgação e esclarecimento sobre ações da SMMA; orientação sobre como realizar denúncias ambientais e seus desdobramentos.

Departamento de Agricultura:

Ficará com patrulha agrícola; empréstimos de implementos agrícolas mediante a uma cautela; transporte de calcário dentro do município para produtores rurais; serviços veterinários com serviços de inseminação IATF, palpação, ultrassom, vacinação contra brucelose e S.I.; análise de solo, parecer técnico da análise e orientações técnicas; emissão/atualização de CCIR (INCRA): certificado de cadastro de imóvel rural, documento primordial para transições cartoriais; emissão de CNPJ de produtor rural.

Secretaria de Cultura e Turismo: 

Ficará com informações; Cadastur; distribuição de material gráfico informativo.

Secretaria de Assistência Social:

Fará a atualização a realização de cadastro para novos usuários no sistema do Cadastro Único.

Secretaria de Educação:

Será responsável pelas oficinas com reaproveitamento, receitas com pancs e reaproveitamento de alimentos, plantas medicinais, material de limpeza biodegradável, repelente etc.

Essa é uma iniciativa em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, que idealizou o projeto e compartilhou com Pindamonhangaba.