Na terça-feira (25), a Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou o PEV (Posto de Entrega Voluntária) do bairro Maria Áurea. A nova unidade está localizada na Rua José Anéas Rodrigues, nº 100, em um espaço de aproximadamente 800m².
O PEV conta com quatro áreas destinadas a caçambas de materiais e cinco baias para a separação de recicláveis, incluindo pneus e óleo de cozinha, eletroeletrônicos (pilhas, baterias e lâmpadas), papel, plástico, vidro, ferro, alumínio, cobre, eletrodomésticos e móveis.
Durante o evento, os alunos do 4º e 5º ano da Escola Mario Bonotti participaram de uma oficina de brinquedos ecológicos feitos com materiais recicláveis. A oficina foi conduzida por Silvia de Fátima de Moura, Coordenadora da Eco Brinquedoteca da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
Os funcionários da secretaria apresentaram o PEV às crianças, explicando seus aspectos construtivos sustentáveis e as regras de uso do local. A ação contou com o apoio de Leonardo Magno, Gestor Ambiental da Valle Ambiental, empresa que opera os PEVs da cidade.
"É importante ter áreas como essas, um espaço coletivo e público proporcionando às pessoas um local próximo a suas residências para destinar os resíduos, de forma que a prefeitura consegue dar uma destinação final adequada aos materiais, colaborando com o meio ambiente e também com o social, incentivando os recicladores e pequenas empresas a fazer essa logística reversa. Além disso o PEV tem um forte apelo à educação ambiental, para ensinar que mesmo nas construções é possível ter aspectos ambientais, na escolha de elementos e processos mais sustentáveis, mostrando que pequenas ações em conjunto, podem sim, fazer uma grande diferença.", disse Maria Eduarda San Martin, secretária de Meio Ambiente.
O posto foi estrategicamente construído em um local que frequentemente sofria com descarte irregular de lixo. Com a instalação deste novo equipamento público, espera-se que essa prática cesse na região.
Este é o 10º PEV do município, e sua construção utilizou materiais e técnicas sustentáveis, como tijolo solo-cimento, área permeável, piso drenante, telhas ecológicas, placas ecológicas Tetra Pak, ventilação e iluminação natural, captação de água de chuva, bacia sanitária, redutor de vazão nas torneiras e iluminação econômica em LED.
"Nosso objetivo é reduzir o acúmulo de entulho nos quintais e deixar o bairro e a região mais organizada e agradável. As pessoas poderão trazer os itens que ficam incomodando nos quintais, também evitando o aparecimento de pragas urbanas e animais peçonhentos. É uma questão social, ambiental e de saúde pública também. Os PEVS são fundamentais para a população manter os quintais limpos, livres de entulhos, de restos de construção, de itens indesejáveis. É também uma forma de estimular as pessoas para a educação e conscientização ambiental. É um conceito que trouxemos para a nossa administração, e mantemos os PEVs em pontos estratégicos da cidade para que a população possa eliminar de forma correta o entulho e os itens indesejáveis.", disse o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues.
O posto aceita: Sobras de construção, reforma ou demolição; tábuas, tijolos, frações, tubulações, pisos e materiais de acabamento; móveis e equipamentos domésticos, como sofás, cadeiras e armários (desmontados); sobras de podas de jardim; madeiras; pilhas e baterias; óleo de cozinha usado; lâmpadas fluorescentes inteiras (até 4 por entrega); materiais recicláveis e pneus (até 4 por entrega).
Não aceita: Lixo orgânico, animais mortos, lixo hospitalar e volumes acima de 1m³.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 17h (com intervalo para almoço das 11h30 às 12h30), e aos domingos, das 8h às 12h.