Primeiro ponto de coleta de lixo eletrônico na cidade é implantado no Shopping Pátio Pinda

A iniciativa é feita por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba, Shopping Pátio Pinda e ABREE


Nesta terça-feira (8), foi lançado no Shopping Pátio Pinda, o primeiro ponto de coleta de lixo eletrônico e eletrodoméstico na cidade. A iniciativa integrando a Semana do Meio Ambiente, foi realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba (Secretaria de Meio Ambiente), Shopping Pátio Pinda e a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônico e Eletrodoméstico).

A logística reversa é o retorno dos eletrônicos e eletrodomésticos quando no fim de sua vida útil, das mãos dos clientes de volta para os fabricantes - que reaproveitam as peças que podem ser reaproveitadas para a fabricação de novos produtos e fazem a destinação correta dos componentes perigosos. 

Este é um dos instrumentos que a Prefeitura de Pindamonhangaba está utilizando, dentre as ações de preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Para o sucesso da iniciativa é necessário o engajamento da população.

"A logística reversa é uma solução para a sociedade que evita diversas formas de poluição. O desperdício de resíduos que podem ser reutilizados, reciclagem ou reaproveitamento é comum e muitos deles acabam indo parar em aterros e lixões. Daí a importância de políticas públicas e empresariais de logística reversa", explicou a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Eduarda San Martin.

No coletor, a população pode depositar seu lixo eletrônico e eletrodoméstico. Celulares, baterias, pilhas, e eletrodomésticos em geral (ar condicionado, liquidificadores, máquinas de costura, batedeiras, torradeiras, aspiradores de pó etc.) podem ser depositados no container, localizado na área externa do shopping, próximo à portaria da drogaria São Paulo.

A coleta de resíduos, além de proporcionar a destinação correta, fomentará a economia local na área de reciclagem já que a logística e a operação serão realizadas por cooperativas do município, sob coordenação da ABREE.

"Atualmente, temos mais de 50 associados na área da indústria eletroeletrônico e eletrodoméstico e, com intuito de gerir seus produtos pós-consumo, a Abree foi criada e acredita ser de suma importância a parceria com o município de Pindamonhangaba e o Shopping Pátio Pinda, assim trazendo a indústria para mais perto do consumidor final", declara a gerente executiva da Abree, Mara Ballam.

O descarte de eletrodomésticos de maior porte pode ser feito nos PEVs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 16h.

O Shopping está aberto diariamente, das 10h às 21h. Em caso de dúvidas sobre que tipo de material pode ser depositado no ponto de coleta, o telefone para informações é o 3522-5591 ou pelo site.

Esta parceria entre as instituições vem ao encontro da Política Nacional, Estadual e Municipal de Gestão Integrada de Resíduo Sólidos, como também, da Decisão de Diretoria da Cetesb que visa incorporar logística reversa dos resíduos sólidos após consumo.