Queimadas causam danos para o meio ambiente e para a saúde

No Brasil, queimadas são problema crônico


O fogo é um elemento da natureza e desempenha papel importante na formação de ecossistemas, servindo como agente de renovação e mudança. Mas ele também pode ser perigoso quando manipulado pelo homem. As queimadas, causadas por ação humana, destroem a biodiversidade local e os habitats da vida selvagem, além de poluir o ar com emissões de gases prejudiciais ao meio ambiente. Um desses gases é o dióxido de carbono, que também é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. 

No Brasil, as queimadas são um problema crônico. Quase 20% do território nacional foi queimado nos últimos 36 anos. Apenas em 2021, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) já registrou mais focos de incêndio do que nos dois primeiros quadrimestres de 2020. O risco é maior nos períodos de seca e estiagem, visto que a falta de chuva eleva a temperatura, favorecendo os focos de incêndio.

Além disso, as queimadas também são prejudiciais à saúde humana. A fumaça exalada é composta de uma mistura de gases e partículas finas e ultrafinas, produzidas quando a madeira e outros materiais orgânicos são incendiados. O maior perigo está justamente nessas micropartículas, que podem penetrar nos pulmões e causar uma série de problemas de saúde - desde ardência nos olhos e coriza até doenças cardíacas e pulmonares.

Nas cidades, há as chamadas queimadas urbanas, que ocorrem quando moradores queimam resíduos sólidos - que podem ser tóxicos -, aumentando a poluição do ar e colocando a vida da população em risco. Quem for pego cometendo esse ato pode responder juridicamente, de acordo com o Art. 54 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605.

Para mitigar os danos causados pelas queimadas e preservar o meio ambiente, a vida dos animais e da população, o trabalho do Corpo de Bombeiros é essencial. São eles que chegam primeiro aos locais das queimadas (florestais e urbanas) - muitas vezes, colocando a própria vida em risco, considerando todos os perigos citados até aqui. Com o equipamento e os aparelhos necessários, os bombeiros são os profissionais capacitados para atuar no combate aos incêndios.

Para atuar na área, é preciso prestar concurso público, realizado pelos governos dos estados, como o concurso de Bombeiros MG. Além da prova teórica, também são realizadas provas de aptidão física e exames para averiguar o estado de saúde, além de uma investigação sobre a conduta do candidato.