Será inaugurado nesta sexta-feira (27), às 14h, o Canil da Polícia Municipal de São Sebastião. Ele é o primeiro do Litoral Norte e já tem quatro animais treinados e em treinamento para atuarem em ocorrências distintas.
O Canil foi construído pela Secretaria de Obras junto à sede da Polícia Municipal, localizada na Rua da Praia, no Centro de São Sebastião.
Ele ocupa uma área de 260 metros quadrados e é composto por duas boxes para cães, com espaços coberto e aberto; área para banho, secagem e tosa; depósito de ração e área livre para circulação.
A obra inclui, ainda, dez vagas de estacionamento de uso exclusivo da Polícia Municipal e área para higienização de veículos, ocupando uma área total de 857,60 metros quadrados. O local é cercado por muro e alambrado e tem acessos por portão social e para veículos.
Residentes
A primeira integrante do Canil da Polícia Municipal foi a cadelinha Beretta, hoje com 11 meses. Ela foi adotada pela corporação após ser abandonada em frente à sede, no Centro da cidade. Agora, ela passa por treinamento com um adestrador de São Sebastião, Rafael Motta, e trabalha com crianças nas escolas e idosos em asilos, como cão treinada.
O Pastor Alemão Black chegou pouco depois e tem quase quatro anos e já passou treinamento para farejar drogas.
Os dois últimos moradores são Paco e Thor, filhotes de Pastores-belga Malinois com cerca de dois meses que serão criados como cães normais até os nove meses e depois treinamentos também como animais farejadores para aa localização de pessoas desaparecidas, além de drogas.
Um policial municipal já foi designado para trabalhar, exclusivamente, no Canil.