Reunião em Ubatuba define local para coleta de esgoto na Ilha dos Pescadores

O encontro debateu o local específico das instalações, a viabilidade da realização dos serviços e os aspectos do licenciamento das obras.


Representantes das Secretarias de Obras Públicas, Meio Ambiente, Pesca e Agricultura e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realizaram na manhã desta quarta-feira (3) em Ubatuba, uma reunião na Ilha dos Pescadores onde definiram o local para construção da Estação Elevatória de Esgoto (ETE), que será ao lado do mercado de peixe, e deram continuidade aos estudos de viabilidade técnica para a implantação do Sistema de Coleta de Esgoto no local.

O encontro debateu o local específico das instalações, a viabilidade da realização dos serviços e os aspectos do licenciamento das obras. A iniciativa está em fase final de revisão de projetos e será composta por uma rede coletora de esgoto de 388 metros; uma linha de recalque de 600 metros; 81 ligações domiciliares de esgoto; e uma estação elevatória.

O Sistema de Coleta de Esgoto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando avanços principalmente na saúde pública, mas também em áreas como meio ambiente e turismo, uma vez que, em função da melhoria da infraestrutura sanitária, é possível melhorar a balneabilidade das praias e atrair mais turistas para o município.

O projeto é resultado do trabalho para avançar com o saneamento básico em Ubatuba. "Essa é uma das principais lutas da atual gestão, que tem obtido êxito nos projetos que elevarão para 88% a coleta de esgoto no município até 2024. Essa será mais uma obra de interesse social para melhoria no saneamento básico. Temos vários investimentos sendo realizados ao mesmo tempo e tantos outros que ainda serão concretizados", destacou o secretário de Obras Públicas, Eraldo Todão.