Sabesp patrocina expedição de combate à poluição nos oceanos

A expedição "Voz dos oceanos", é um evento marítimo da família Schurmann que conta com o apoio global do Programa da ONU


Sabesp patrocina expedição de combate à poluição nos oceanosSabesp patrocina expedição de combate à poluição nos oceanos (Foto : Freepik)

A Sabesp é uma das patrocinadoras da expedição "Voz dos Oceanos", um evento marítimo da família Schurmann, que visa percorrer os mares do mundo. Com o apoio global do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), a expedição tem previsão de início para agosto com duração de 24 meses.

Na expedição, a família vai registrar tudo o que encontrar nos oceanos e nas partes remotas do planeta, documentando, especificamente, a poluição plástica. A iniciativa visa também identificar possíveis soluções para a poluição marinha e mobilizar órgãos e indivíduos para a limpeza dos oceanos. A ação vem ao encontro dos objetivos e iniciativas da Sabesp: atuar pela saúde e mais qualidade de vida das pessoas e pelo respeito ao meio ambiente.

A "Voz dos Oceanos" será ainda uma plataforma para que cientistas, pesquisadores e ONGs possam embarcar com a família Schurmann e assim realizarem pesquisas "in loco" nos mares e ilhas do mundo.

Com programas voltados para despoluição das águas e ainda para o saneamento ambiental da costa brasileira, como o Onda Limpa, a Sabesp acredita no incentivo às manifestações de preservação à natureza e ao meio ambiente como forma de transformação da sociedade. Sendo assim, reforça que iniciativas como a "Voz dos Oceanos" são importantes na promoção da conscientização sobre a importância da preservação de mares, rios e do ecossistema como um todo.

O "Onda Limpa", é o maior programa de saneamento ambiental da costa brasileira que desde 2007 amplia os serviços de coleta e tratamento de esgoto nos municípios do litoral paulista pela Sabesp. O objetivo é universalizar a cobertura da coleta e manter o tratamento a 100% do coletado, melhorando a saúde pública através da redução de doenças de veiculação hídrica e contribuindo para a balneabilidade das praias.