São Sebastião retoma Circuito de Castração Amigo Pet com apoio de associações de bairros

Barra do Una é o primeiro bairro a receber o projeto


A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vinculado à Secretaria de Saúde (SESAU), retoma o Circuito de Castração Amigo Pet, que tem por objetivo levar esse tipo de cirurgia gratuitamente aos bairros, especialmente os mais populosos, promovendo o controle populacional de cães e gatos e evitando transmissão de doenças e crias indesejadas.

 

O primeiro local a receber o circuito é Barra do Una, onde acontecem castrações de terça (6) a quinta-feira (8) desta semana, no período da manhã. As cirurgias estão sendo realizadas na sede da Sociedade Amigos de Barra do Una (SABU), na Rua Bom Jesus da Barra do Una, 306. A previsão é castrar cerca de 120 animais, entre cachorros e gatos, machos e fêmeas.

Este ano, o projeto está sendo realizado em parceria com as associações de moradores, responsáveis por realizar a triagem e agendar com os munícipes dos bairros. No total, serão disponibilizadas cerca de 1.000 cirurgias entre os bairros Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahy, Cambury, Boiçucanga, Paúba, Toque Toque Pequeno, Guaecá e Barequeçaba. Este é o terceiro Circuito de Castrações Amigo Pet.

A primeira edição, em 2018, resultou em 1.231 cirurgias entre o Centro e as Costas Norte e Sul. Em 2019, este número foi de 1.808 cirurgias. Com o avanço da pandemia, em 2020 não aconteceu o circuito, mas as castrações continuaram por meio dos agendamentos, atingindo 1.212 cirurgias.

Além de serem castrados, os animais recebem um microchip, implantado no dorso, com informações que integram o sistema do Centro de Controle de Zoonoses. Em caso de fuga ou atropelamento do animal, é possível, com a leitura do chip, localizar o proprietário.

O CCZ mantém agenda permanente de castrações. Para se cadastrar, o munícipe deve ligar para o número (12) 3861-2555 munido de documentos pessoais e comprovante de residência.