Suzano lança nova frente climática para apoiar fornecedores na descarbonização

A frente climática está alinhada ao compromisso da Suzano com a descarbonização e estabelece como meta que, até 2028, 80% dos fornecedores prioritários estejam comprometidos com a Science Based Target Initiative (SBTi).


Com foco no enfrentamento da crise climática e no fortalecimento da sustentabilidade em sua cadeia de valor, a Suzano lançou no dia 2 de julho uma nova frente do Programa Compartilhar, voltada à agenda climática. A iniciativa busca engajar e apoiar fornecedores estratégicos ? especialmente das áreas de logística e insumos ? na adoção de práticas sustentáveis e na definição de metas baseadas na ciência.
 
 
A frente climática está alinhada ao compromisso da Suzano com a descarbonização e estabelece como meta que, até 2028, 80% dos fornecedores prioritários estejam comprometidos com a Science Based Target Initiative (SBTi), organização que valida metas alinhadas ao Acordo de Paris.
 
"Com o Programa Compartilhar, buscamos apoiar os nossos parceiros a avançar em sua maturidade na agenda e cocriar soluções que promovam uma transformação duradoura em toda a nossa cadeia de valor", afirma Paulo Chaer, Diretor de Suprimentos da Suzano.
 
Para acelerar esse processo, a companhia oferecerá suporte técnico, treinamentos, avaliação de maturidade climática, planos de ação personalizados e acompanhamento contínuo. Os fornecedores mais engajados serão reconhecidos no Relatório Anual de Sustentabilidade e no evento Suzano Valoriza.
 
Além da nova frente climática, o Programa Compartilhar já atua em outras áreas estratégicas. Na frente de Impacto Social Positivo, por exemplo, a companhia trabalha com metas como a retirada de 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030. Até o momento, já apoiou a retirada de 11 mil pessoas por meio de ações com fornecedores, formação de mão de obra e aceleração de projetos sociais.
 
No pilar de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), a Suzano incentiva negócios com empresas lideradas por grupos minorizados, com ênfase atual na inclusão de mulheres. A parceria com a WEConnect e a atuação nesse eixo renderam à empresa o prêmio internacional World Procurement Award, na categoria Supplier Inclusion.
 
Na frente de Natureza, a empresa avança na transparência e gestão hídrica, com destaque para o engajamento ao CDP Supply Chain. Em 2024, a adesão alcançou 90% entre os cem fornecedores convidados, superando a média global.
 
Os fornecedores que integram o Programa Compartilhar são convidados de forma voluntária e considerados prioritários para o negócio da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na produção de bioprodutos a partir do eucalipto.