Taubaté registrou no mês de maio, um aumento de 200% no número de ocorrências de queimadas em áreas verdes e vegetação. Esses dados foram coletados pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Coordec).
Desde janeiro, o total de casos aumentou em mais de 300%, levando a Defesa Civil a reforçar as orientações à população sobre medidas necessárias para prevenir queimadas.
Em 2023, entre janeiro e maio, Taubaté registrou 45 ocorrências de queimadas em vegetações. Neste ano, o número de atendimentos subiu para 195, aumentando cerca de 333,33%
A tendência de crescimento foi observada em todos os meses deste ano em comparação à 2023, com destaque para fevereiro e maio. Durante esses períodos, houve um aumento no número de combates ao fogo realizados pelos agentes da Defesa Civil.
Sendo assim, a Coordec enfatiza a necessidade e a importância de adotar medidas preventivas contra incêndios, como: evitar a utilização de fogo para limpeza de terrenos, descartar corretamente as bitucas de cigarro e denunciar focos de incêndio às autoridades responsáveis.