Ubatuba declara estado de atenção após registrar grandes acumulados de chuva

Índices atualizados ultrapassam 100 mm após 72 horas


Ubatuba está em estado de atenção: os acumulados de chuva após 72 horas ultrapassaram os 100 mm em algumas regiões da cidade. As atualizações em 96 horas trazem os maiores acumulados em locais do norte e do sul e o local com o maior registro, que é de 294,94 mm, é no Ubatumirim.

Apesar de grandes acumulados no Norte, não há registro de nenhuma ocorrência. Já na região Sul, houve registro de desplacamento com rolamento de bloco (rocha) no Km 66 500m da rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego - SP 55,  próximo da bica de água, na região do Rio Escuro na noite desta última quarta-feira (2) - porém, segundo a Defesa Civil de Ubatuba, não houve interdição da pista. O local permanece sinalizado e o Departamento de Estradas e Rodagem-  DER, responsável pelo trecho, deve retirar a terra do acostamento nesta quarta-feira (3).

É extremamente importante que pessoas que se encontrem nessas áreas redobrem a atenção, principalmente, os que residem em áreas de risco. Devido ao volume de chuva, o solo está encharcado, o que pode ocasionar deslizamento de massa/ terra, causando danos em residências.

Por isso, é necessário que a população fique alerta a qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado. Em caso de situações como essa, acionar ajuda pelo telefone 199. Caso a chuva persista, é importante que as pessoas que estão nas áreas de risco preservem suas vidas, procurando se abrigar em casas de parentes até que a situação volte ao normal. Em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.

Confira os acumulados em 96 horas:

Picinguaba - 152.6mm

Ubatumirim - 294.4mm

Puruba - 199.36mm

Lázaro - 135.28mm

Lagoinha - 144.88mm

Centro - 121.78mm

Ipiranguinha - 105.54mm