Ano Novo em São Paulo terá condições meteorológicas instáveis devido à frente fria

A passagem de uma frente fria vinda do sul do país trará linhas de instabilidade para o estado; dia 31 terá variação de nebulosidade e temperaturas ficarão na faixa dos 20ºC, na Capital


A chegada de uma frente fria ao estado de São Paulo trará chuvas e instabilidade climática durante o último fim de semana do ano, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil estadual. Entre sábado (30) e segunda-feira (1), espera-se a ocorrência de chuvas moderadas em algumas regiões do estado, especialmente na tarde de sábado, quando se antecipa a maior concentração de precipitação para o período. A previsão indica que as chuvas se manifestarão em forma de pancadas, com um volume mais significativo em um curto intervalo de tempo, acompanhado por rajadas de vento e ocorrência de raios.

Na capital, na Região Metropolitana de São Paulo e em Campinas, espera-se um acumulado de 50 mm de chuva ao longo dos três dias. Na Região do Vale do Ribeira, os índices ficarão em torno de 60 mm. Na Baixada Santista, a previsão é de 70 mm. Quanto às Regiões de Franca, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e Litoral Norte, são aguardados 80 mm, todos considerados acumulados moderados. No restante do estado de São Paulo, também é esperada chuva, porém, sem volumes expressivos.

No sábado (30), o dia será marcado por variação de nebulosidade, isso porque haverá um sistema meteorológico atuando no Sul do Brasil e organizando a umidade no Estado de São Paulo. No decorrer das horas, a formação de linhas de instabilidade criará condições para pancadas de chuva forte, seguidas por raios e vento. Na Região Metropolitana da Capital, a temperatura mínima será de 18°C e máxima de 25°C.

No domingo (31), o dia novamente será marcado por linhas de instabilidades que provocarão pancadas de chuva mais generalizadas por todo o Estado de São Paulo. Em razão da frente fria o dia será nublado na Capital e as temperaturas ficarão mais baixas. Os termômetros ficarão entre 18°C e 22°C.

Na segunda-feira (1), as chuvas persistirão em todo o estado de São Paulo, acompanhadas por raios e ventos. Na Região Metropolitana da Capital Paulista, as temperaturas oscilarão entre a mínima de 17°C e a máxima de 22°C. Enquanto na região central do estado, os termômetros apresentarão variação entre 18°C e 28°C.

Campanha SP Sempre Alerta terá Sistema de Proteção e Defesa Civil em prontidão no verão 

A Campanha SP Sempre Alerta, lançada no último dia 14, intensificará as ações de prevenção aos desastres naturais em todo o Estado de SP. A iniciativa integra diversas secretarias estaduais e amplia as ações de alerta em situações de risco, investimento em tecnologia de ponta para monitoramento meteorológico e proteção da população.

Uma das ações incorporadas pela campanha é o uso de novas sirenes de alerta para temporais em áreas de risco. O equipamento já se encontra em uso no município de São Sebastião, no Litoral Norte, e também será instalado nas cidades de Guarujá, na Baixada Santista, e em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. As regiões foram selecionadas devido ao histórico de inundações e deslizamentos no período chuvoso.

Outra novidade é a modernização do monitoramento meteorológico feito pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Um novo radar foi instalado no município de Ilhabela, no Litoral Norte, com capacidade para acompanhar tempestades e rajadas de vento em toda a costa paulista, sob investimento de R$ 10 milhões. O software Earth Network também é usado para registrar descargas elétricas na atmosfera com mais precisão, facilitando a emissão de alertas em tempo real.

A campanha SP Sempre Alerta também aperfeiçoa a comunicação de alertas e medidas preventivas em todo o território paulista, com distribuição de faixas, folhetos, cartilhas e conteúdo multimídia de prevenção a desastres climáticos. As ações serão classificadas com as cores verde, amarela e vermelha, dependendo do grau de risco, para facilitar a compreensão da população sobre a gravidade de cada cenário.