No Sudeste, a previsão é que São Paulo registre temperaturas de até 34ºC, 5 graus acima da média esperada para o mês.
Uma nova onda de calor está prestes a atingir várias regiões do Brasil, com temperaturas que podem superar os 40ºC em algumas localidades. O fenômeno deve começar na sexta-feira (28) e seguir até pelo menos o dia 5 de março, sendo a quinta onda de calor registrada no país em 2024.
Segundo a Climatempo, o Sul do Brasil será a região mais afetada, com destaque para estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que já sofreram com ondas de calor extremas no início do ano e as marcas podem chegar a 43ºC. Além disso, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso também enfrentarão calor intenso nos próximos dias.
No Sudeste, a previsão é que São Paulo registre temperaturas de até 34ºC, 5 graus acima da média esperada para o mês. Meteorologistas apontam que algumas capitais, como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, podem bater novos recordes de temperatura para este verão.
A onda de calor também impacta o Centro-Oeste, com temperaturas elevadas e umidade, favorecendo chuvas intensas e volumosas. Na região Norte, as chuvas devem aumentar devido ao "inverno amazônico", enquanto o Nordeste pode sofrer com um clima abafado e períodos de calor extremo, com muita chuva no norte da região.
Em março, a expectativa é de que as altas temperaturas continuem, especialmente no Centro-Leste do Brasil e na região amazônica. A desconfiguração do fenômeno La Niña também será um fator a ser observado, influenciando a dinâmica das chuvas e a entrada de massas de ar frio em algumas regiões.
A recomendação dos meteorologistas é que a população se prepare para o calor extremo, tomando precauções para evitar desidratação e insolação.
O AgoraVale é um site de noticias e entretenimento da Regiao Metropolitana do Vale do Paraiba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira - São Paulo - Brasil.
© Copyright AgoraVale 2025 . Todos os direitos reservados.
ou entre com o login AgoraVale.com
Text