Chuvas voltam a afetar regiões do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste

A circulação de ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, organiza a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)


O tempo fica instável nesta sexta-feira (26), em quase todo o Brasil, com condições para chuva e raios em quase todos os estados brasileiros. As áreas de nuvens carregadas deste sistema se espalham sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. O ar seco volta a predominar sobre o Sul do país reduzindo as condições para chuva na maioria das áreas da região.

A circulação de ar marítimo reforça áreas de instabilidade entre o litoral de São Paulo e de Santa Catarina favorecendo o aumento da chuva. Atenção para chuva muito volumosa entre São Paulo e Paraná que pode causar transtornos para a população. A chuva mais frequente deve acontecer sobre São Paulo capital, no Distrito Federal, no norte de Goiás, no oeste da Bahia, nas áreas de sertão, no interior do Maranhão e do Piauí, no Tocantins, Pará e norte do Amazonas.

Sexta-feira com alerta para temporais no leste e norte do estado de São Paulo, no sul do estado do Rio De Janeiro, no sul de Minas, no Triângulo Mineiro e em todo o centro-oeste e Noroeste de Minas Gerais, no Distrito Federal e em Goiás. Também ficam em atenção para chuva moderada a forte, o interior do estado do Rio de Janeiro, a grande Belo Horizonte a Zona da Mata mineira, a região do Vale do Rio doce