Defesa Civil alerta: Ubatuba pode ter acumulados de chuva elevados até sábado

Previsão é de 100 mm entre 11 e 13 de janeiro


O verão costuma ser a estação mais chuvosa do ano. Geralmente, o fenômeno ocorre pelo aumento da temperatura, que provoca a evaporação da água dos oceanos. Entretanto, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de possibilidade de altos índices pluviométricos entre quinta-feira, 11, e sábado, 13, decorrentes de uma frente fria que passará pela região.

Mesmo que afastada do continente, ela criará condições para pancadas de chuva de intensidade moderada a forte no Litoral Norte, onde os acumulados podem chegar a 100 mm de chuva.

Além disso, há condições para temporais, seguidos por raios e intensas rajadas de vento, principalmente entre a tarde de sexta-feira até a tarde de sábado, período em que haverá acumulados elevados em um curto espaço de tempo.

Orientação

A Defesa Civil de Ubatuba reforça que a população jamais deve enfrentar enxurradas e inundações, pois são muito perigosas e podem arrastar uma pessoa. Nessas condições, o cenário de risco de movimentos de massa no município pode se agravar. Moradores de área de risco precisam ficar atentos aos sinais que precedem o evento natural, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados, pois o deslizamento de massa pode causar danos em residências. Também é necessário evitar áreas arborizadas durante as tempestades devido ao risco de queda de árvores.

Outro aspecto importante é referente à condução de veículos enquanto as condições meteorológicas estão adversas. A recomendação é que o motorista reduza a velocidade, mantendo distância segura de outros veículos e esteja atento a possíveis bloqueios viários oriundos de situações como queda de árvores ou alagamentos.

Em caso de emergências acione a Defesa Civil pelo telefone 199. Para receber os alertas meteorológicos de risco da Defesa Civil estadual, basta se cadastrar pelo 40199, inserindo o CEP da rua da residência. Quem já possuía cadastro com o CEP genérico 11680 deve se recadastrar, inserindo o código da rua.