A meteorologia alerta para a aproximação de uma grande e radical mudança no tempo por toda a Região Sudeste do Brasil nesta primeira semana de julho de 2019. De acordo com o site Climatempo, aproxima-se uma forte frente fria que vai trazer chuva, raios, ventos fortes e acentuada queda da temperatura.
Desta vez, de acordo com os dados coletados, o frio chega intenso para a fazer a temperatura ficar abaixo de zero em algumas áreas. Há risco de geada e o mar vai ficar bastante agitado. A grande e forte massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria muito provavelmente será a mais forte do ano e vai derrubar a temperatura em todos os estados.
Mas o resfriamento vai ser sentido mesmo durante o primeiro fim de semana de julho, dias 6 e 7. Até o dia 8 ou 10 de julho, recordes de temperatura poderão ser batidos em todas as capitais.
No Estado de São Paulo, a terça-feira (2) ainda será seca e quente. Nuvens altas se espalham sobre o estado de São Paulo. As áreas de instabilidade da grande frente fria começam a provocar chuva sobre São Paulo durante a quarta-feira (3), mas ainda não chove em todo o estado. Para a Grande São Paulo, a previsão é de que chova só à noite.
É durante a quinta (4) e a sexta-feira (5) que o tempo muda de vez, com previsão de chuva e ventos moderados a fortes por todo o estado. A temperatura máxima cai muito na sexta-feira, 5 de julho. O ar muito gelado de origem polar se espalha sobre São Paulo nos dias 6 e 7 de julho, com risco de geada e temperatura perto de 0°C e até negativa no interior. Temperaturas abaixo de 10°C devem ser observadas de forma generalizada.
Atenção: o mar fica muito agitado entre os dias 4 e 8 de julho e não se pode descartar o risco de ressaca.