Até segunda-feira (11), uma forte onda de frio será sentida em praticamente toda a metade sul do Brasil e também nos estados do Acre, Rondônia e a parte sul do Amazonas. A forte queda da temperatura se deve à passagem de uma grande e forte massa de ar frio de origem polar sobre o Brasil, segundo os dados do site Climatempo.
Temperaturas entre 5°C e 10°C poderão ocorrer nas cidades serranas do Rio do Janeiro (serra dos Órgãos) e entre 0°C e 5°C na Serra da Mantiqueira na região de divisa entre São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. No Espírito Santo, a temperatura pode chegar aos 10°C nas áreas mais elevadas da serra capixaba.
Geada - Temperaturas abaixo de 0°C serão observadas nos três estados do Sul do Brasil, com potencial para geada forte. No estado de São Paulo, há possibilidade de geada na próxima madrugada, na Serra da Mantiqueira. Por outro lado, o Vale do Paraíba voltará a sentir uma gradativa elevação das temperaturas a partir de terça-feira (12).
Domingo e segunda - O sol predomina durante o domingo e o mesmo ocorrerá na segunda-feira, mas a temperatura deve ficar amena à tarde em grande parte em toda a região. Dentro de casa, fora do sol, a sensação é até de frio.
Nova frente - Não há previsão de chuva para a Região Sudeste até a terça-feira (12), mas a aproximação de uma nova frente fria traz a tendência de provocar instabilidade e possibilidade de chuva em São Paulo no dia 13 de maio.