Muita gente deve estar incomodada com o frio que tem feito em São Paulo nos últimos dias. Na segunda-feira, (2), a temperatura mínima foi de apenas 12,7°C, e essa já era considerada a madrugada mais fria para um dia de novembro na cidade, desde 2017 (quando fez 12,7°C também). No entanto, nesta terça (3), a temperatura caiu ainda mais. A cidade de São Paulo registrou apenas 12°C na medição das 06h.
Novembro com onda de frio?
O clima frio atípico vai persistir por mais alguns dias na região da Grande São Paulo.
A grande frente fria que chegou ao Brasil na virada de outubro para novembro trouxe uma forte massa de ar frio de origem polar. Este sistema (alta pressão atmosférica) está sobre o mar, mas seu vento frio vai continuar chegando ao estado de São Paulo por toda a semana. Mesmo com a presença do sol, o vento frio constante inibe a elevação normal da temperatura.
Sol e tempo seco
O sol e o tempo seco predominam no estado de São Paulo nesta primeira semana de novembro. Para esta terça-feira (3), tem previsão de chuva no norte de São Paulo, em alguns pontos da Mantiqueira e do Vale do Paraíba. Na Grande São Paulo, o dia ainda começa e termina frio, com condições de formação de névoa e nevoeiro, mas durante o dia o sol predomina, variando com alguns períodos mais nublados, e a temperatura fica agradável. Porém, a sensação de frio persiste dentro de casa, fora do sol.
Na quarta (4), e na quinta-feira (5), pode chover no norte e no leste de São Paulo e volta a chover também na Grande São Paulo e pelo litoral. Mas não tem previsão de temporal.
A temperatura sobe um pouco mais na sexta-feira (6) que já terá uma sensação de um pouco de calor à tarde na Grande São Paulo.