Primeiro fim de semana de 2025 será marcado por chuvas no Vale do Paraíba e regiões vizinhas

O Inmet emitiu alertas válidos até segunda-feira (6).


O primeiro fim de semana de 2025 será de tempo instável no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região bragantina. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiram alertas para chuvas intensas e tempestades que devem atingir essas áreas nos próximos dias.
 
 
O Inmet emitiu dois tipos de aviso: um alerta de chuvas intensas, válido até segunda-feira (6), e um alerta de tempestade, válido até este sábado (4). Ao todo, 11 cidades estão sob os dois alertas simultaneamente: São José dos Campos, Taubaté, Caçapava, Caraguatatuba, Cunha, Jambeiro, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga e Ubatuba.
 
Além dessas, outras cidades da região estão incluídas em um dos dois alertas:
 
Apenas no alerta de chuvas intensas: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, Silveiras e Tremembé.
 
Apenas no alerta de tempestades: Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Nazaré Paulista, Piracaia, Santa Branca e Vargem.
 
Previsões e riscos
 
O alerta de chuvas intensas prevê precipitações de até 50 milímetros por dia, ventos de até 60 km/h e riscos moderados, como cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Já no caso das tempestades, há chances de queda de granizo e danos em plantações, além das condições descritas no alerta de chuvas intensas.
 
A Defesa Civil classificou as condições climáticas como "típicas do verão", com predomínio de sol entre muitas nuvens, calor e sensação de tempo abafado. O aquecimento diurno, aliado à alta umidade vinda do oceano e da Amazônia, poderá provocar pancadas de chuva, acompanhadas de raios, ventos fortes e, em alguns casos, granizo. As temperaturas na região podem chegar a 30°C.
 
Recomendações
 
O órgão alerta a população para evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios, e seguir as orientações das autoridades em caso de emergências. "Fique atento às condições climáticas locais e evite deslocamentos desnecessários durante chuvas intensas", informou a Defesa Civil.
 
Moradores devem monitorar os avisos das autoridades e estar preparados para possíveis emergências relacionadas às chuvas.