O dia começou com céu azul e altas temperaturas em quase todo o Estado de São Paulo, mas a aproximação de uma frente fria promete mudanças, informa o site Climatempo. A massa polar que tem favorecido áreas de instabilidade entre SC, PR e SP está estacionária entre PR e SC, onde já ocorrem chuvas mais intensas e persistentes.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o estado de São Paulo encontra-se numa condição pré-frontal. Essa condição criou instabilidades locais e chuvas intensas e isoladas na segunda-feira (16) e na madrugada de terça-feira (17) em áreas ao norte do Estado.
A previsão para hoje é que a frente fria avance lentamente durante o dia de hoje e chegue ao estado de São Paulo a partir da noite. Dessa forma, espera-se grande variação de nebulosidade a partir do anoitecer, à medida em que a frente avança pelo estado. A expectativa é de chuvas mais fortes e generalizadas na faixa sul do estado.
Para a quarta-feira, a previsão é de chuvas em todas as regiões ao longo do dia, com grandes volumes acumulados em todo o estado. Com isso, o serviço de meteorologia alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.
O excesso de chuva e a mudança na circulação dos ventos devem provocar a queda de temperatura na região.