Ubatuba deve ter onda de calor intenso até domingo, 17

Altas temperaturas requerem cuidados redobrados com a saúde


Após os registros de chuvas intensas na última semana, uma onda de calor deve atingir todo o Litoral Norte, inclusive, Ubatuba. De acordo com a Defesa Civil estadual, a previsão para o período entre sexta-feira, 15, e domingo, 17, é de temperaturas na casa dos 35º, com baixos níveis de umidade relativa do ar em diversas regiões. Essa é a terceira onda de calor registrada neste ano.

Além das mudanças climáticas globais e a ocorrência do fenômeno "El Niño", de acordo com os meteorologistas, a alta nas temperaturas deve-se a uma grande massa de ar quente em uma determinada região, impedindo a chegada de frentes frias ou chuvas.

Segundo o site tempo.com, existe uma perspectiva de que o El Niño enfraqueça ao longo de 2024. Porém, o fenômeno deve continuar ativo e influente pelo menos até maio, com registro de ondas de calor tão intensas ou mais quentes quanto as do final de 2023.

Saúde

O aumento significativo na temperatura pode ocasionar aumento do consumo de energia e impactos na saúde pública, especialmente para grupos vulneráveis, como idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Segundo o médico responsável pela coordenação médica da Atenção Básica em Ubatuba, Dr. Rogério Carvalho, a hidratação e os cuidados com a exposição ao sol são fundamentais. "É importante evitar a exposição direta ao sol, principalmente, nos horários mais quentes entre 10h e 16h h, quando os raios são mais fortes. Entretanto, quando houver exposição, existem alguns cuidados indispensáveis, como cobrir áreas expostas com roupas apropriadas: calça e camisa de manga comprida, utilizar óculos escuros e chapéus de abas largas, que ajudam a proteger o rosto e o corpo e usar sempre protetor solar com fator de proteção", recomendou Carvalho.