ZCAS provoca chuva no Sudeste

Há previsão de muita chuva sobre a Região Sudeste do Brasil com a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul



A presença deste sistema meteorológico, comum nesta época do ano, vai influenciar a Região durante essa semana provocando elevados volumes de chuva.

Até o fim da semana a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), favorece a chegada de muita umidade para os estados de Minas Gerais, Rio De Janeiro e para o Espírito Santo. Por causa do posicionamento deste canal de umidade, mais ao norte da Região Sudeste, não há expectativa de chuvas muito volumosas para o estado de São Paulo, embora haja previsão de temporais principalmente nas áreas de divisa com Minas Gerais, Rio de Janeiro, no Vale do Paraíba e no Litoral Norte paulista.

Volume de chuva

Pode-se verificar que as maiores quantidades de chuva são esperadas para o Triângulo Mineiro, para o centro-leste de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, Região Serrana do Rio de Janeiro, Norte Fluminense e para o sul do Espírito Santo, com acumulados se aproximando de 150mm neste período de 5 dias. Quase todo o estado de Minas Gerais e demais áreas do Rio e do Espírito Santo têm acumulados entre 60mm e 80mm.

Quando a chuva diminui?

A ZCAS  atua sobre o Sudeste até o próximo fim de semana. Esse sistema meteorológico enfraquece a partir do sábado (12).  No período entre 13 e 17 de dezembro, há previsão de pancadas de chuva, mas não são esperados volumes de chuva tão elevados.

Fonte: ClimaTempo