A cena cultural de São José dos Campos ganha destaque com a 11ª edição da Mostra Teatro da Rua Eliza, que ocorre em abril

A Cia. Do Trailler, beneficiada pelo ProAC, oferece uma agenda diversificada e gratuita, abrangendo teatro, música, exposições, lançamentos de livros e atividades de formação.


O Teatro Marcelo Denny, localizado no Jardim São Dimas, em São José dos Campos, será palco da 11ª Mostra Teatro da Rua Eliza de 5 a 22 de abril. A programação abrange uma variedade de expressões artísticas, como teatro, música, artes visuais, lançamento de livros e atividades formativas, todas gratuitas e abertas ao público em geral. O evento é realizado pela Cia. Do Trailler, responsável pelo espaço, mais uma vez contemplada pelo Programa Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo.

A abertura da mostra ocorrerá na sexta-feira, dia 5, às 21h, com a apresentação do espetáculo convidado "WWW para Freedom" do Barracão Teatro, de Campinas. A peça de palhaçaria aborda questões de liberdade e confronta a ideia de guerra como meio de alcançá-la.

No sábado, dia 6, a partir das 16h, o Grupo Teatro do Imprevisto (GTI) de São José dos Campos apresentará "Miragens na Caixa", uma experiência visual e sonora com teatro de miniaturas. Às 21h do mesmo dia, a Klaus Empreendimentos Artísticos de São José dos Campos apresentará "Show de Variedades Ilícitas", um espetáculo irreverente com humor sarcástico e mágicas ilícitas.

No domingo, dia 7, a partir das 10h, o grupo Caixa de Histórias, também de São José dos Campos, apresentará "A fabulosa viagem de Duda e Lola em busca da irmã perdida ou... Cadê Kika?", uma peça infantil com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Às 18h, será aberta a exposição "Lambes - Escuta-me, tenho algo a dizer", da artista visual e pesquisadora Renata Freitas. Às 20h, o Coletivo Inominável, de São Paulo, apresentará o teatro documentário "Inhaí? Coisa de Viado", que aborda questões como homofobia.

Na quarta-feira, dia 10, às 19h30, a escritora Adélia Nicolete lançará seu livro "Manto da Transição", também contemplado pelo ProAC na categoria Cidadania e Cultura LGBTQIPNA .

Além das apresentações, a partir de quarta-feira, dia 3, estará aberta a oficina "Práticas pedagógicas para o ensino da cena contemporânea", com o diretor e pesquisador teatral Marcelo Soler. A atividade acontecerá das 9h às 13h nos dias 13 e 14 de abril. As inscrições podem ser feitas através do perfil @teatromarcelodenny.