Ace Frehley, guitarrista fundador do KISS e um dos nomes mais influentes do rock, morreu nesta quinta-feira (16), aos 74 anos, em Morristown, Nova Jersey.
Segundo informações divulgadas por familiares, Ace sofreu uma hemorragia cerebral decorrente de uma queda em seu estúdio, no fim de setembro. Ele chegou a ser internado e mantido em suporte vital, mas não resistiu às complicações.
Nascido Paul Daniel Frehley, em 1951, no Bronx, Nova York, Ace criou a icônica persona do "Spaceman", com maquiagem prateada e solos de guitarra marcantes. Ele participou dos primeiros nove álbuns do KISS e assinou clássicos como "Cold Gin" e "Shock Me".
Frehley também teve carreira solo, com a banda Frehley's Comet, e lançou álbuns como Anomaly (2009) e Space Invader (2014). Em 2014, foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame com o KISS e continuou se apresentando até recentemente, incluindo a turnê de despedida End of the Road.
A morte do guitarrista gerou homenagens de músicos e colegas de banda, incluindo Gene Simmons e Paul Stanley, que ressaltaram sua contribuição única ao legado do KISS e ao rock mundial.
Em seu Instagram oficial, Ace Frehley havia postado meses atrás uma foto ao lado de Ozzy, lamentando a perda do amigo: "Ozzy era um talento fantástico e fará muita falta para toda a comunidade do rock 'n' roll. Envio minhas orações à família, amigos e fãs."
"O Rock and Roll agora ecoa mais silencioso, sentindo profundamente a falta de suas lendas."