Aki Kumar mistura blues e clássicos de filmes indianos durante show em São José dos Campos

O show é gratuito e integra a programação do Circuito Cultural Central


Representando a mistura de canções de filmes de grandes sucessos indianos com o blues de Chicago (EUA), Aki Kumar sobe ao palco do Teatro Municipal na próxima quinta-feira (10), às 20h. O show faz parte do projeto Blues no Municipal, é gratuito e integra também o Circuito Cultural Central, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A reserva de ingresso poderá ser feita a partir de terça-feira (8).

Kumar nasceu e cresceu em Mumbai (Índia), onde aprendeu a falar canarim com seu pai e telugu com sua mãe. Os pais o expuseram a uma ampla gama de sons, desde rock 'n' roll e pop até os mais tradicionais de trilhas sonoras de filmes de Bollywood e música clássica indiana. Na juventude, estudou teclado e tabla. De seu pai, também ganhou a primeira gaita.

Akarsha Kumar se mudou para San Jose, na Califórnia (EUA), visando uma oportunidade de trabalho na área de desenvolvimento de software na famosa região do Vale do Silício. Mas o seu interesse pelo blues, especialmente pela harmônica e sua rápida evolução no instrumento, logo o levou a desistir da profissão de engenheiro de softwares e a viver exclusivamente de música, adotando o nome artístico, Aki Kumar.

Em seu segundo álbum, "Aki Goes to Bollywood", Kumar trouxe a mistura de velhas canções de filmes indianos clássicos com blues ao estilo de Chicago. Enquanto trabalhava nos arranjos, Aki enviou, nervosamente, mixagens brutas para seus pais na Índia, onde a cultura musical não é tão maleável.

"É Mumbai encontrando Muddy Waters", diz Kumar, que retrabalhou sucessos em hindi de grandes nomes da música pop indiana - Kishore Kumar, Mohammed Rafi e Mukesh - e os tornou seus.

"Foi assustador em alguns aspectos. Essas canções são tesouros nacionais na Índia, cantadas por lendas", afirmou. "Mas acho que conseguimos e, para mim, foi a união da música que descobri nos Estados Unidos e das minhas raízes musicais crescendo".

Kumar tem se apresentado por todo os Estados Unidos e Europa. Ele é apontado pela crítica como um expoente da World Music. Canções como "Badan Pe Sitare" e "Eena Meena Deeka" surpreendem o público positivamente. O músico vem para o Brasil para promover o seu último álbum, "Hindi Man Blues", e o single "Dilruba", lançado pela Sony Music India.