A Orquestra Sinfônica Brasileira receberá inscrições de músicos moradores de Bragança Paulista, Caçapava, Cruzeiro, Guararema, Guaratinguetá, Lorena, Suzano e Paulínia interessados em participar de workshops com integrantes da orquestra em suas respectivas cidades. Os candidatos devem se inscrever gratuitamente no site www.conexoesmusicais.com.br e precisam ter nível de conhecimento intermediário ou avançado de seus instrumentos. Para Caçapava, as inscrições devem ser feitas de 12 a 16 de agosto.
O workshop em Caçapava aceitará inscrições de violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas e as aulas serão com os professores do Quinteto de Cordas.São oferecidas 50 vagas, sendo 20 vagas para violino; 10 vagas para viola; 10 vagas para contrabaixo; e 10 vagas para cello. Podem participar alunos a partir de 12 anos. Eles deverão levar seu próprio instrumento. O link para inscrição online é o https://forms.gle/SNkqWxEZjnvVSkRM9.
As aulas acontecerão no dia 21 de agosto, das 9h às 15h, na Escola Ruy Barbosa (Rua Marquês do Herval, 01, Centro) e serão seguidas de concerto de câmara com Quinteto de Cordas da OSB, às 19h30. O projeto tem o apoio da Prefeitura de Caçapava. A ação faz parte do Conexões Musicais, projeto de responsabilidade social da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Nas cidades por onde passará o Quinteto de Cordas da OSB (Bragança Paulista,Suzano, Caçapava e Guaratinguetá) o programa aceitará inscrições de violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas. Já nos municípios que receberão o Quinteto de Metais da OSB (Bragança Paulista, Guararema e Lorena), podem se candidatar trompetistas, trombonistas, trompistas e tubistas. Cruzeiro receberá o trio de Câmara da OSB, aceitando inscrições de clarinetistas, flautistas e percussionistas. Paulínia oferecerá workshops para trompetistas e trombonistas.
A cidade de Paulínia dará início às atividades, com aulas no 16 de agosto, seguida por Bragança Paulista, dia 17. No dia 19 será a vez de Guararema e Suzano e no dia 21 Lorena e Caçapava receberão os workshops. Guaratinguetá sediará as aulas no dia 22 e Cruzeiro encerra o ciclo no dia 23 de agosto. Em novembro de 2019 acontecerá um grande concerto na cidade de Paulínia e os músicos dessas oito cidades que mais se destacarem durante os workshops terão a oportunidade de subir ao palco junto com a OSB, um dos conjuntos sinfônicos mais tradicionais do país.
No início de agosto o Conexões Musicais realizou o "Orquestra em Sala", primeira fase do projeto, para cerca de 300 educadores da rede pública desses municípios. Na ocasião, músicos da OSB ministraram palestras leves e interativas, com o objetivo de capacitar os professores para que eles repliquem a seus alunos os conhecimentos adquiridos sobre o universo da música de concerto, o funcionamento de uma orquestra sinfônica e o trabalho dos músicos.
Criado em 2017, o Conexões Musicais tem como objetivo criar uma rede de interação em cidades do interior, promovendo o acesso à cultura e à informação. Além de municípios do interior paulista, em 2019 o projeto será levado também a cidades do Maranhão.
SERVIÇO:
Inscrições para o projeto Conexões Musicais em Caçapava