O Projeto Cronologia do Choro Joseense, onde o objetivo é homenagear grandes nomes do chorinho de São José dos Campos, realiza, no próximo domingo (30), concerto virtual de encerramento do cronograma de atividades on-line, que teve início em maio. A transmissão, que terá gravação ao vivo, será pelas redes sociais do projeto.
Desenvolvido pelos coletivos de música Conversa Afiada e Conversa de Cordas, o projeto tinha como proposta inicial a realização de uma série de shows gratuitos em espaços públicos do município, além de quatro concertos didáticos em escolas. Com a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, a maneira encontrada pelos músicos para seguir com o trabalho foi transportar a programação para o ambiente virtual.
O cronograma de atividades na internet, incluiu uma série de vídeos didáticos com os músicos, tocatas e concertos virtuais.
Homenagem
Baseado em pesquisa sobre a obra de antigos e novos compositores do Choro em São José dos Campos, o projeto homenageia nomes como Elmano Veloso, João Silva e o maestro, saxofonista e clarinetista José Antonio da Cunha, fundador do Clube do Choro Pixinguinha. Além de chorões da nova geração, como o bandolinista José Marcos Manoel e o flautista Éverton Campos.
Segundo os músicos, as composições dos grupos da velha guarda do Choro eram transmitidas essencialmente de forma oral para as novas gerações, existindo poucos registros em partituras. Agora, por meio do projeto, as partituras com arranjos das músicas que fazem parte do repertório do show estão disponíveis para download na internet.
"Ao final do projeto, acredito que conseguimos atingir o objetivo principal, que é registrar e ampliar o conhecimento sobre a história do Choro e dos chorões de São José dos Campos", afirma o músico e proponente Luiz Paulo Muricy. "Além disso, deixamos também um importante material didático sobre o Choro".
Documentário
O cronograma de atividades do Cronologia do Choro Joseense inclui ainda um minidocumentário sobre esse gênero musical, que será disponibilizado para escolas do município e poderá, posteriormente, ser conferido nas redes sociais do projeto.
O minidocumentário tem cerca de 40 minutos de duração. O roteiro aborda temas como a estruturação musical do Choro, elementos históricos, função dos instrumentos, compositores e músicos de referência, aprendizado oral e formal e a importância da preservação do patrimônio cultural imaterial. "Esse material tem como escopo complementar e auxiliar a rede de ensino de nossa cidade na transmissão do conhecimento da nossa cultura para as gerações atuais e futuras", diz Muricy.