O Coral Municipal de Caçapava completa neste mês de abril 18 anos de formação e, como parte das comemorações, participa neste sábado (29), às 18h30, das festividades de Fornovo di Taro com apresentação no 6° BIL (Batalhão de Infantaria Leve) de Caçapava. O evento relembra a vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial.
O grupo se apresenta sob regência do maestro Márcio Faria e acompanhamento da Banda do 6º BIL e da pianista Jeanne Silva. A apresentação terá a participação da soprano Vânia Nascimento, que cantará duas peças do "Fantasma da Ópera" acompanhada pelo maestro Márcio Faria.
O repertório do coral inclui "Va, pensiero", da ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi; "Conquista do Paraíso", de Vangelis; "Intermezzo" da ópera "Cavalleria Rusticana", de Pietro Mascagni; e o hino "Canção do Expedicionário".
A próxima apresentação do coral será no dia 13 de maio, às 11h, na Praça da Bandeira, dentro da programação cultural em homenagem ao Dia das Mães.
Trajetória
O Coral Municipal de Caçapava é um projeto da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O coro inciou as atividades em 2005 por meio do Programa Ação Cultural, com o objetivo de oferecer aulas de canto coral gratuitas para população.
Ao longo desses 18 anos, cerca de 800 coralistas já passaram pelo projeto. Atualmente, o coral conta com 45 integrantes, sendo que dez deles estão no grupo desde a primeira formação.
O Coral Municipal de Caçapava participa regularmente de apresentações em eventos locais e representa o município em outras cidades do Vale do Paraíba e dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Desde a fundação, o coro tem como regente o maestro Márcio Faria. As atividades são acompanhadas por pianistas. Entre eles o pianista Leandro Setra (2005 a 2013 - In Memoriam); pianista Jeannie Silva, de 2014 a 2018; pianista Helena Xavier, de 2018 a 2020 e, novamente, Pianista Jeannie Silva desde 2020.
O grupo se destaca também por participação em encontros de corais em diversas cidades. Entre eles, eventos como Noite das Vozes, de Lorena; Encontro de Corais de Cruzeiro; Encontro de Coral em São Sebastião; Encontro de Corais em Caraguatatuba; Encontro de Corais em Cerquilho; AMERIDE Festival Internacional de Corais nas cidades de São Lourenço e Itajubá (MG); e Canta Brasil Festival - Nacional de Corais em Caxambu (MG). Além disso, participa do Fornovo di Taro, com a Banda do 6 BIL, em Caçapava, desde 2006.
Atualmente, o coral mantém ensaios todas as segundas-feiras, às 19h30, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Rua Padre José Benedito Alves Monteiro, 480 - Vila Santos), com um repertório eclético, incluindo música erudita, temas folclóricos e canções da música popular. Interessados em fazer participar devem comparecer ao local, no horário da atividade. Informações: (12) 3652-9222. As aulas são gratuitas.