Em São José dos Campos, Bar de Quinta traz composições de Luiz Gonzaga

O pesquisador, poeta e rabequeiro Jeferson Leite homenageia um dos artistas mais importantes da Música Popular Brasileira


Nesta quinta (23), o projeto cultural Bar de Quinta convida o pesquisador, poeta e rabequeiro Jeferson Leite para homenagear um dos artistas mais importantes da Música Popular Brasileira, Luiz Gonzaga. O evento é livre para todos os públicos e acontece a partir das 20h, no Centro Cultural Clemente Gomes, sem a necessidade de reservar ingressos.
 
Jeferson é cearense e teve sua iniciação musical com viola de arco, estudando os métodos da música erudita e depois adaptando para a rabeca, instrumento que tem estudado desde 2002. O músico atua como solista, trabalhando com diversos grupos, com uma linguagem que não foge do referencial sertanejo. No palco tocará diversas canções em homenagem ao rei do baião.
 
O projeto Bar de Quinta, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, busca valorizar e fomentar a cena autoral e formar público para essas bandas, oferecendo oportunidade para que artistas de outras vertentes culturais também possam mostrar seus trabalhos. 
 
Exposição de Rabecas
 
Na mesma noite do Bar de Quinta, o Centro Cultural Clemente Gomes inaugura, às 19h30, a Exposição de Rabecas, com a apresentação do rabequeiro Jeferson Leite. A entrada é franca e livre para todos os públicos. A exposição poderá ser visitada até dia 2 de julho, de segunda a sexta, das 10h às 21h.
 
Pode-se argumentar que a rabeca é um instrumento musical por excelência, seu legado carrega a rica diversidade cultural brasileira, sendo o outro decolonial do violino. Apesar das semelhanças, cada instrumento possui seu próprio som distinto, sua própria aparência física, sua própria maneira de se relacionar com o intérprete e com o corpo do intérprete.
 
Os instrumentos desta coleção apresentam a história de 14 mestres: Zé Coco do Riachão, Fabio Vanini, Adam Bahrami, Mestre Salustiano, Mané Pitunga, Nelson da Rabeca, Aorélio Domingues, Srilis Leonel Mourão, Valdecí Braga Araújo, Aldo Macedo, Diego Lisboa Coelho, Adenilson, Ritney Gonçalves e Michael Benjamin Silvers.
 
 
 
Fonte: Prefeitura de SJC.
anuncio