Em 2021 Belo Horizonte pode não ter os tradicionais cortejos e bloquinhos de carnaval ocupando as ruas da cidade, mas isso não é motivo para não aproveitar o feriado. Por isso, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal preparou uma programação especial para Carnaval: entre os dias 12 e 16 de fevereiro, o Museu realizará - de forma inédita no formato digital - o CarnaVIOLa, projeto criado pelo músico Chico Lobo junto ao produtor Tadeu Martins em 2006 e abarcado por outros artistas violeiros.
Ao longo de quatro dias, sempre às 15 horas, no Canal do Youtube do MM Gerdau, Chico Lobo estará à frente de apresentações musicais com os violeiros convidados Wilson Dias, Bilora, Renato Caetano, Quincas da Viola, além da cantora Déa Trancoso e das apresentações do contador de causos e poeta Tadeu Martins. Durante a semana em que aconteceria a maior festa popular do país, o Carnaval vai ser virtual com um vídeo por dia do ritmo da viola embalando os foliões. Nessa edição on-line do CarnaViOla, Chico Lobo será acompanhado também por banda com Léo Pires (bateria) e Ricardo Gomes (baixo e vocal).
No repertório musical desfilam ritmos quentes do universo rico da viola caipira, como: calangos, lundus, folias, congados, maracatus, cirandas, batuques, catiras, modas, cocos, cateretês, arrasta-pés, bois, emboladas e muito mais!
"O CarnaViola é uma experiência fantástica. Trazer o lado festivo da viola caipira ao carnaval de BH é ressaltar nossas raízes mineiras. Poder ter essa reunião de amigos convidados é uma grande celebração. Quando eu e Tadeu Martins criamos o CarnaViOla, tinhamos a consciência e a certeza de que estava nascendo algo novo e inovador e que para o nosso carnaval!", destaca Chico Lobo.