A Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos, sob regência do maestro Gesiel Vilarubia, faz sua estreia na temporada 2023 com um concerto gratuito no dia 29 de julho, as 17h. A apresentação acontecerá no teatro Dailor Varela, na Casa de Cultura Flávio Craveiro (Av. Lênin, 200), no Dom Pedro 1º, zona sul.
No repertório estão as obras Opening Night, de Brian Balmages; Abdelazar Suite, de Henry Purcel; Holberg Suite e Peer Gynt, de Edvard Grieg; Genesis, de Rossano Galante; Dance of the tumblers da ópera "A Donzela da Neve", do compositor Nicolai Rimsky Korsakov; e Bacchanale da ópera "Sansão e Dalila", de Camille Saint-Saens.
Composta por 50 alunos da Regional de São José dos Campos do Projeto Guri, a Orquestra Sinfônica do Guri funciona na própria Casa de Cultura Tim Lopes, contemplando violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta, clarinete, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão.
Perfil
Maestro, arranjador e violonista, o regente Gesiel Vilarubia é mestre em Música pela Unesp, onde também se graduou em Composição e Regência. Como maestro, teve como seu principal orientador Cláudio Cruz, de quem foi assistente na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo de 2018 a 2020.
Como violonista, integra o grupo de câmara Guit'Ars Quartet, composto de transcrições de peças orquestrais para quarteto de violões. Também desenvolve um trabalho à frente de grupos jovens, sendo frequentemente convidado a trabalhar com diferentes orquestras e bandas jovens da Grande São Paulo.
Programa
O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Todas as atividades são gratuitas.