Spotify celebra artistas brasileiras com o projeto ?Escuta as Minas?

Elza Soares, Mart?nália, Maiara & Maraisa, Karol Conka e outras cantoras participam da iniciativa, que conta com música inédita e documentário em que relembram suas trajetórias em indústria ainda dominada por homens


O Spotify Brasil lançou nesta terça-feira (16/10) o projeto "Escuta as Minas", que celebra a luta brasileira por igualdade na música.

Com o movimento das mulheres cada vez mais forte, denunciando abusos e preconceitos, a plataforma de streaming aproveitou o momento para criar iniciativas em todo o mundo. E o Brasil não ficou de fora. "Em todas as gerações, as mulheres têm perseverado", diz Gabriela Lancellotti, Head de Consumer Marketing do Spotify. "Apesar das dificuldades e contratempos, nós seguimos sempre em frente e cantamos com a dor. 'Escuta as Minas' é uma oportunidade para reconhecer essa ideia, empoderando a nova geração e a incentivando a continuar trabalhando pela plena igualdade na música e em tudo o que fazemos."

Segundo as estatísticas, a música continua sendo dominada por homens não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. De acordo com um estudo da Iniciativa de Inclusão Annenberg, em 2017, apenas 16,8% dos artistas da música são mulheres. Dos 651 produtores que participaram da pesquisa, apenas 2% eram mulheres. Dos 899 nomes indicados ao Grammy entre 2013 e 2018, 9,3% eram femininos.

O projeto conta com música original, clipe e documentário. Onze artistas brasileiras participam da iniciativa: As Bahias e a Cozinha Mineira representam Chiquinha Gonzaga, Tiê vai de Maysa, enquanto Lan Lanh interpreta Cassia Eller. Além delas, também fazem parte da iniciativa Elza Soares, Maiara & Maraisa, MULAMBA, Mart'nália e Karol Conka.

Para assistir ao clipe e aos vídeos em que cada artista fala um pouco sobre sua história, é só acessar o site Escuta as Minas. No hub também é possível encontrar playlists especiais apresentando as mais famosas faixas de cada participante na plataforma.