Virada SP On-line conta com Sidney Magal em São José dos Campos

Ícone da música brasileira, Magal se apresentará às 22h30 com seus bailarinos


Maratona de música, artes cênicas e cultura urbana, a #ViradaSP On-line 2021 estreia com novidades para o público com 15 atrações especiais neste sábado (7), a partir do meio dia. Entre as atrações, shows de Sidney Magal, Marina Lima e mais 12 artistas de São José dos Campos. Outro destaque desta edição é o lançamento do quadro especial, capitaneado por Rolando Boldrin.

Já consagrada no calendário cultural, a #ViradaSP Online 2021 será transmitida durante 12 horas seguidas, gratuitamente, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android, ampliando ainda mais a difusão das atividades culturais dos municípios paulistas para todo o país.

A #ViradaSP Online 2021 é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, e integra o programa de fomento e difusão cultural #JuntospelaCultura.

Os shows de Sidney Magal, Marina Lima e da violonista Maria Ó, realizados no Teatro Sérgio Cardoso, foram especialmente produzidos para a #ViradaSP Online 2021. Além de muita animação com o palhaço Kersitto. Tudo comandado pelos apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho. Confira programação abaixo.

Justamente por ser um evento que valoriza os aspectos culturais e curiosidades regionais, a Amigos da Arte lança quadro especial, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular do Estado de São Paulo. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições da #ViradaSP Online 2021.

Parceria

Esta edição da #ViradaSP Online 2021 acontece em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O município foi selecionado a partir de chamada pública do programa #JuntospelaCultura, realizada este ano.

Serão transmitidas 19 atividades ligadas à cidade. Diferentes linguagens artísticas compõem as atrações locais. Entre elas, estão a Cia. de Dança de São José dos Campos; o espetáculo Amélia, com a atriz Tamara Maria Cardoso; a palhaça Olívia; o grupo Dona da Rua, formado por Lívia Barros, Helô Ferreira e Juliana Cardoso, com o espetáculo Sambas para novos tempos com repertório de sambas originais que tratam do empoderamento da mulher no samba, das lutas antirracistas e feministas.

Além de valorizar os aspectos culturais de cada município, a #ViradaSP Online 2021 apresenta peculiaridades e pontos turísticos das cidades. Também serão apresentadas entrevistas com personalidades que fazem parte da história da cidade, como por exemplo, a realizada com a folclorista, cientista social e uma das responsáveis pela criação do Museu do Folclore de São José dos Campos, Ângela Savastano.

Seleção

São José dos Campos se soma a outros 19 municípios de São Paulo que tiveram suas propostas culturais selecionadas e que integrarão a #ViradaSP Online 2021. Todos condecorados pelo governo estadual paulista com o título de capitais culturais de São Paulo pela qualidade no cenário artístico e o estímulo dado ao setor pelas prefeituras.

"A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade", afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. "O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado".

"Importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão online, totalmente gratuita, via plataforma de streaming e pelo aplicativo #CulturaEmCasa, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país", disse Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Para a Fundação Cultural Cassino Ricardo, a #Virada SP On-line é um momento de celebrar a arte. Especialmente neste ano onde a arte tem papel importante para superar os desafios da pandemia, mesmo online a população poderá usufruir de uma programação de qualidade que valoriza a produção local juntamente com importantes nomes nacionais.