18 toneladas de tainha são apreendidas durante fiscalização de pesca irregular e predatória em Ilhabela


Na manhã da última segunda-feira (25), aconteceu uma operação conjunta com o IBAMA, Defesa Civil e Parque Estadual de Ilha Bela, no combate a pesca irregular e predatória. Policiais Militares da Companhia de Policiamento Ambiental Marítimo que realizavam patrulhamento marítimo pela região de Ilha Bela, flagraram uma embarcação pesqueira de grande porte exercendo a pesca da tainha, dentro de uma Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte.

Após abordagem e vistoria, foi constatada a inexistência da licença para tal atividade, tendo permissão apenas para a pesca da Sardinha, contrariando a legislação vigente, resultando na apreensão de 18 toneladas do pescado, os quais foram todos doados as prefeituras municipais da região, instituições beneficentes e comunidade carente do município de Ilha Bela.

A operação que se iniciou no período da manhã do dia 25, estendeu-se por toda a noite e madrugada do dia 26 devido a grande quantidade de pescado.

A embarcação e todos os pescadores são do município de Angra dos Reis/RJ. Todos foram autuados em R$ 721.400,00 cada, totalizando R$ 10.099.600,00 em multas pelo crime ambiental, os quais responderão em liberdade.