Ações da ROMU e GCM de Taubaté resultam em prisões por tráfico de drogas e roubo

As ações fazem parte dos investimentos da Prefeitura de Taubaté na área de segurança pública, que incluem a criação da ROMU, aquisição de novas viaturas e armamentos, e capacitação especializada dos agentes.


A Guarda Civil Municipal de Taubaté e a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), nova unidade especializada da corporação, realizaram duas ações distintas neste fim de semana que resultaram na prisão de suspeitos por tráfico de drogas e roubo.
 
 
Na noite de sexta-feira (31), por volta das 22h, uma equipe da ROMU patrulhava o bairro Esplanada Santa Terezinha quando um homem de 37 anos tentou fugir ao notar a aproximação da viatura. Ele foi detido com uma sacola contendo diversas porções de entorpecentes, entre elas maconha, crack, cocaína, haxixe e dray, além de uma quantia em dinheiro. Outros dois indivíduos que estavam com ele conseguiram fugir para uma área de mata. O suspeito foi levado à delegacia e segue à disposição da Justiça.
 
Já na manhã de sábado (1º), por volta das 10h, agentes da GCM foram acionados após um alerta do CGI (Centro de Gestão Integrada), informando sobre um roubo no túnel da avenida Desembargador. A vítima, uma mulher, teve a bolsa levada por um homem armado com faca. Com base nas características repassadas pelos operadores do CGI, a equipe localizou o suspeito escondido em uma área de vegetação às margens da rodovia Presidente Dutra. Com ele estavam a faca usada no crime e os pertences da vítima. A mulher sofreu um ferimento na mão ao tentar reagir e foi encaminhada à UPA Central.
 
As ações fazem parte dos investimentos da Prefeitura de Taubaté na área de segurança pública, que incluem a criação da ROMU, aquisição de novas viaturas e armamentos, e capacitação especializada dos agentes. O município também fortaleceu a atuação do GGI (Gabinete de Gestão Integrada), que une diferentes órgãos de segurança para estratégias conjuntas, e ampliou o monitoramento com mais de 2.600 câmeras espalhadas pela cidade, além da implantação do Projeto Sentinela, que integra câmeras públicas e privadas.