Ameaça em escola: DEIC realiza operação de busca e apreensão em Taubaté

Adolescente de 14 anos é acompanhado pelo Conselho Tutelar. Secretaria se Segurança Municipal se pronuncia sobre o assunto


Nessa quarta-feira (22), policiais civis da DEIC Taubaté, realizaram uma operação denominada "Luz na Escola" visando dar o cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar, devido à ameaças de atentado que ocorreram nas escolas municipais de Taubaté.

De imediato foi montado uma Força Tarefa que tinha o objetivo a análise de informações e coleta de dados que viessem identificar o possível autor desse ato. Foram apreendidos aparelhos celulares e anotações em papéis, que ainda serão investigados.

Como aconteceu ameaça em escola

Em uma das escolas, foi encontrado em um dos banheiros uma mensagem que dizia "Massacre dia 22". No local, foi encontrado um adolescente que poderia estar envolvido no caso. Em seu celular, foi encontrado buscas no Google sobre projetos de montagem de uma "Besta", uma espécie de arco que dispara flecha, uma folha de papel com um "projeto" de montagem de uma "besta" juntamente com uma carta de celebração de um "pacto", anotações gerais sobre suicídio e um anel de pentagrama. 

O adolescente mostrou os desenhos na sala de aula para outros colegas, que imediatamente já contaram para seus parentes e amigos. 

O conselho tutelar foi acionado para acompanhar o caso. 

Posicionamento da Secretaria de Segurança de Taubaté

Em uma declaração, o Capitão Carlos Alberto de Souza, secretário de segurança pública municipal disse em um vídeo publicado pela Prefeitura de Taubaté disse, "nós podemos garantir que a situação está sob controle. De todo modo, nós vamos manter as rondas nas escolas, tanto a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar também está acompanhando. Quero tranquilizar as famílias e toda comunidade escolar", declarou.